quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Padre é processado por recriar cenas bíblicas com bonecos Playmobil

Empresa diz que alteração em brinquedos pode provocar incêndios. Trabalho de padre alemão foi elogiado até pelo papa Bento XVI.

Um padre alemão que recriou cenas da Bíblia com bonecos Playmobil e colocou imagens em uma página na internet está sendo processado pelos criadores do brinquedo, que alegam questões de segurança para impedir a divulgação das imagens.

Markus Bomhard moldou os bonequinhos - utilizando velas e secadores de cabelo - e refez cenas como Jesus na manjedoura, a crucificação de Cristo, a Arca de Noé e Adão e Eva no Paraíso, entre outras.

A empresa, no entanto, afirma que o padre, cujo trabalho foi elogiado até pelo papa Bento XVI, fez alterações drásticas nas imagens dos brinquedos. "Toleramos o que é chamado de 'customização', mas a transformação feita por Bomhard é excessiva, como por exemplo a alteração dos braços dos bonecos para colocá-los numa cruz", afirmou a Playmobil em comunicado divulgado na terça-feira.

A fabricante alega que as imagens de Bomhard podem estimular outras pessoas a tentarem alterar os bonecos de forma semelhante. "Por questões de segurança, não podemos aceitar que isso aconteça, já que os brinquedos são feitos de plástico inflamável." O padre tem até o dia 6 de abril para tirar o site do ar.

O padre afirma que o site Playmo-Bible é um "projeto privado", sem apoio da Igreja.

Nenhum comentário: