quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Livro da Vez : O que eu ando lendo ultimamente ...

Cem Anos de Solidão

(Gabriel Garcia Marques)

Em 'Cem anos de solidão', Gabriel Garcia Marquez narra a incrível e triste história dos Buendía - a estirpe dos solitários para a qual não será dada uma segunda oportunidade sobre a terra. O livro também pode ser entendido como uma autêntica enciclopédia do imaginário.

Além da obra ser uma metáfora do isolamento e da esperança da América Latina, traduz-se ao longo da narrativa e, mais especificamente, na passagem “o coronel Aureliano Buendía promoveu 32 revoluções armadas e perdeu todas”, uma referência à impotência dos Homens.

A narrativa em questão desse genial autor mescla revoluções, fantasmas, incesto, corrupção, loucura e inúmeros elementos maravilhosos (como a personagem Remédios, a Bela, que viveu uma experiência transcendental da qual nunca mais voltou) com uma naturalidade que a torna quase verossímel.

Tamanha é a quantidade de ramificações que dão força à sensação de repetição e de catástrofe com que a narrativa está comprometida e que fluem a partir da história central que são encontradas árvores genealógicas dos Buendía para que os leitores não se percam nessa fantástica saga.

Dentre os inúmeros elementos fantásticos contidos na obra em questão, a análise a seguir enfatiza o aspecto temporal da narrativa.

Nenhum comentário: