terça-feira, 8 de dezembro de 2009

08/12 - Oraieiêu, Oxum! Aieiêu! - (Mitologia Africana).

A Mitologia Africana sempre foi uma das minhas grandes paixões. Hoje, dia 08/12 comemora-se o dia de Nossa Senhora da Conceição, uma das santas de predileção de minha falecida avó. Nas religiões afro-brasileiras, esta Santa é sincretizada no Orixá Oxum que representa a materialização da essencia feminina ( A senhora suprema nas águas doces. Orixá do amor e da fertilidade ).
Monumento à Oxum na praia de Ipanema-Porto Alegre
Clique na imagem para ampliar.
Talvez a mais cantada em versos e prosas. Em canções e melodias. Em letras e sons. Em músicas e ritmos...
Suas notas doces nos fazem balançar. Sua dança nos envolve e nos feitiça, ao mesmo tempo em que seduz e cativa.
Quem pensa que Oxum é fragilidade se engana fácil. Por detrás das lágrimas sentidas, um turbilhão de emoções se perfaz. Distingui-las é quase uma arte. Decifrá-las é quase impossível.
Dona das águas doces, provém do azul de Iemanjá, desbrava seus mares azuis prateados e desemboca no rio de contas amarelo-ouro.
Fonte inesgotável de luz e riqueza, Oxum representa a fertilidade e a companhia. A companheira e parceira. A amiga e a cúmplice.
Suas filhas se encantam com presentes, seus filhos também. Adoram o lado belo da vida. Mas quem não gosta?O dia da semana consagrado a este Orixá dos lagos, riachos, cachoeiras e toda complexidade de águas doces é o sábado.
Em algumas Umbandas, suas cores são três: azul, amarelo e branco, sendo a cor predominante o amarelo.
É sincretizada por Nossa Senhora da Conceição, mas pode ser cultuada na Igreja Católica como Nossa Senhora de Aparecida.
Que Mamãe Oxum nos cubra e redobre nossas crenças, fazendo-nos enxergar sempre o amanhã de forma natural, assim como as águas fluem naturalmente.

Nenhum comentário: