quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fique Ligado: O que comer antes, durante e depois do Carnaval

Alimentação equilibrada para quem chegar bem na avenida, aguentar a folia e voltar para casa com energia sobrando.
Carnaval bom começa pela boca. Antes, durante e depois da folia, o cardápio define desde a qualidade da silhueta do folião até a cura da ressaca. Para aproveitar bem a festa, nutricionistas recomendam alguns cuidados especiais com a alimentação. Confira, aqui, as dicas da nutricionista e Maria Cecília Corsi, da Clínica Essencial Light, e do GR, Grupo de Soluções em Alimentação. Antes do Carnaval: mesmo que o objetivo seja emagrecer alguns quilinhos para ficar linda na fantasia, não pule refeições e faça uma alimentação equilibrada. Coma frutas, verduras, carnes magras e, na hora de comer carboidratos escolha os integrais, que saciam e dão energia por mais tempo. Os acompanhamentos, no entanto, devem conter baixo teor de gordura: os molhos das massas e os recheios dos pães devem ser leves. Substitua os alimentos gordurosos e ricos em sódio como queijos amarelos, salame, azeitona, salgadinhos, snacks, amendoins etc, por sanduíches frios (o pão fornece a energia dos carboidratos, recheio a base de queijo magro ou ave fornecem o aporte protéico desejável), frutas (Maçã e banana são ricas em potássio, que faz bem para os músculos), barrinhas de cereais e ou iogurtes.
Durante o Carnaval: Beba bastante líquido. Água, água de coco e suco de frutas naturais já são suficientes para repor o líquido e os minerais. Na hora de se alimentar faça refeições leves como saladas e sanduiches naturais. Evite bebidas alcoólicas, tome sempre com moderação compensando com o dobro de bebidas não alcoólicas. Nunca misture bebidas destiladas com fermentadas.
Depois do Carnaval: Para recuperar-se do desgaste, as saladas leves ou (se for de manhã) um café da manhã reforçado com pão integral, suco e queijo braço ou iogurte, são excepcionais. Se preferir algo mais refrescante, o açaí pode ser uma ótima opção, pois é fonte de cálcio, carboidratos e energia (248 kcal por 100 gr de polpa congelada). Melhor ainda se acompanhado de granola, mel, banana ou outra fruta de sua preferência. Volte ao ritmo, não se esqueça que ainda tem um mês de verão e esta época é bem colorida. Faça isso também com a sua alimentação. Monte seu prato com receitas e alimentos de cores diferentes, assim você terá um prato saboroso e uma variedade maior de nutrientes.

Nenhum comentário: