segunda-feira, 12 de abril de 2010

Gente que te quero sempre perto ...

E o nosso moleque enfim cresceu !!!
Ontem 11/04, meu sobrinho Guilherme completou seus 15 anos. Enquanto eu ajudava na organização dos preparativos para a festinha de aniversário que minha mãe organizou para ele, me pequei por vezes olhando para o nada e tentando ( em vão ) compreender essa questão do tempo nas nossas vidas.
A sensação que tenho é que o tempo simplesmente não passou, ou então, que eu perdi algum capítulo da história. Sim, porque parece que ainda ontem, eu estava as voltas preparando mil enfeites para sua festinha de 1 ano. Sempre fiz questão de ajudar meu irmão e minhas (duas) cunhadas com os preparativos da comemoração do aniversário dos meninos.
Pra mim, aniversário é a data mais importante no ano, para cada um de nós em especial. É o nosso ano novo astral, nossa renovação e deve ser comemorado sempre. Com festa e alegria !!! Eu faço questão de participar de todas as festinhas deles e vou participar sempre. Enquanto DEUS me permitir ... Eu os amo muito !
Só que desta vez, tive um sentimento um pouco diferente. Acho que toda esse clima de reflexão ( frio e chuva ) me deixaram um tanto nostálgico. Me vi buscando a companhia daquele menino que sempre ficava atrás de mim pela casa, furando as bexigas de gás e espalhando nossos enfeites para todos os lados. Me deixando doido ( confesso!) ...rs ! Mas desta vez, ele não estava lá. Na verdade ele não estava junto de nós e aparentemente não estava se importando muito com aquilo tudo ali.
E essa "indiferença" dele ... fez toda a "diferença" para mim no dia de ontem...
Parece mesmo que as pessoas um dia crescem e os valores mudam ao longo dos anos ... Antigamente ele não saia de perto da gente e nem era o primeiro a estar na festa não, ele simplesmente não desgrudava o pé da mesa de bolo até cantarem o devidos parabéns.
Acho que o Gui mudou !!!
Ainda não sei dizer com exatidão, o quanto ou como, mas não o reconheço mais no menino do passado...
Confesso que tenho a nítida sensação de que ele agora pertence há um mundo que nem eu, nem minha família temos permissão ou chave para entrar.
Ele continua carinhoso conosco - não se trata disso ... Ele é um bom menino, apesar de certas horas querer impor sua opinião e suas vontades, ficar austero, e exibindo sua personalidade quase destoante na casa.
Acho até engraçado sabe ? ... pra mim, parece mais uma tentativa de chamar a atenção para seu universo adolescente. Ou talvez um grito, de quem quer se libertar de uma só vez e não consegue ... ( já passei por isso um dia !)
Penso que nós, não nos preparamos para ter um Gui adolescente, lá em casa.
Talvez seja esse o nosso real problema.
Vejo e ouço discussões bizarras dele com a minha mãe ( que o cria desde muito novinho) sobre espaço, liberdade, vontade, compromisso e penso como alguém que sempre teve tudo na vida, ainda encontra algum motivo para reclamações. Difícil compreender com minha cabeça de adulto de hoje em dia. Acho que perdi a memória dos meus tempos de adolescente ... minhas dúvidas e conflitos .
Tudo isso só me faz acreditar que eu preciso mesmo rever alguns conceitos sobre ele e sobre mim. Enxergar as diferenças que existem hoje em dia e que não notei ao longo destes 15 anos e principalmente aprender a lidar com elas.
O que posso dizer de imediato é que Guilherme é e sempre será um pouco meu filho também.
Meu molecão que tá crescendo muito rápido precisa ser reconquistado e compreendido, nem que pra isso eu tenha que virar fã do NXZERO ... Aff meu DEUS!!!

Nenhum comentário: