sexta-feira, 28 de maio de 2010

DVD: 500 Dias Com Ela – Não é apenas mais um filme de amor

500 Dias com Ela (500 Days of Summer) não é um filme DE amor. É um filme SOBRE o amor e como ele acontece, mesmo que seja para apenas um dos lados da relação. É um filme delicioso de ser assistido, uma aventura, um romance, um drama, uma comédia, tudo num único filme.
Vendido como uma comédia romântica, se você não é fã do gênero, assista sem medo e seja surpreendido. A fórmula é até que usada, mas feita de uma forma um pouquinho diferente: aqui, o rapaz é que sonha com o amor e a menina não acredita nesse sentimento. Mas, claro, essa história vai acontecer e você será envolvido por ela durante os 95 minutos de duração do longa.
Aliás, sairá pensando um pouco naquela história e, porque não, comparando com as suas próprias experiências de vida.
Tom (o excelente Joseph Gordon-Levitt) é um arquiteto que terminou a faculdade e acabou indo trabalhar numa empresa de cartões comemorativos. Seu trabalho é exatamente o de criar esses cartões com mensagens do tipo ”Parabéns” ou “Condolências”. E ele acredita que um dia encontrará sua alma gêmea. É quando surge Summer (Zooey Deschanel, bela), a nova assistente do escritório. E, claro, você já deve estar presumindo o rumo do filme, não é mesmo? Pois é, eu também presumi, mas com poucos minutos de projeção, me dei conta de que aquela história seria contada de forma diferente.
Acompanhamos durante o filme, os tais 500 dias de Tom ao lado de Summer (por isso o nome original, 500 Days of Summer, em inglês, que acaba fazendo uma piada ótima no final da projeção). E o mais legal é que o diretor Marc Webb, ao invés de adotar uma narrativa linear, vai e volta no tempo, ora estando no dia #1 ora estando no dia #454, por exemplo. Dessa forma, já sabemos como essa história vai terminar, mas não é como acaba que nos interessa e sim, o que aconteceu no meio do caminho para que acabasse daquela forma.
Joseph Gordon-Lewitt constrói seu Tom de forma plausível para que acreditemos naquele cara, no seu amor por Summer. À vontade no papel, Joseph parece se divertir e se emocionar com a história que está protagonizando, acreditando nela. E sua química com Zooey Deschanel é muito boa. Aliás, Zooey fez de Summer uma figura que ora amamos e ora odiamos por suas atitudes. Atitudes essas, que são claras desde o início do filme, já que Summer, em momento algum, não é sincera com Tom.

Um comentário:

SOCORRO OLIVEIRA disse...

Olá amigo saudade de vc !!!

Perfeito o seu post, amei o filme sim , porque ele como vc falou traz um conceito novo, já que Tom é o romântico inveterado , e nessa paixão avassaladora ele acaba se perdendo da realidade. Começa a não se atentar aos sinais de declino do relacionamento se é que houve algum. Um filme apaixonante, doce e meigo.

Bjão!