sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Com o crescimento da percepção da necessidade de divulgação o mês passou a ser mundialmente reconhecido e atualmente inúmeras cidades no Brasil promovem o mês em luta pela prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Em Petrópolis o Outubro Rosa é uma realização da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos e outros parceiros.De acordo com Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO, a principal meta do Outubro Rosa é conscientizar a população e dar visibilidade as informações claras e precisas sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, para que menos mulheres morram dessa doença.
A caminhada Saúde da mama, uma nova caminhada 2010, que seria realizada na abertura do movimento, que se deu no dia 09 de outubro foi transferida devido ao mal tempo, para o dia 30 deste mesmo mês, a partir das 16h com concentração na Praça da Liberdade.
“O trajeto da caminhada terá inicio na Praça da Liberdade, passa pela Avenida Koeler, Avenida da Imperatriz, faz uma breve parada na Câmara Municipal, segue para a Praça Dom Pedro, Rua do Imperador, contorna o Obelisco, segue para a Praça dos Expedicionários, Avenida da Imperatriz, Avenida Tiradentes e termina na Catedral São Pedro de Alcântara”, explica Ana Cristina.
Serão distrinuidas camisetas e bonés do evento gratuitamente para os participantes a partir das 15h em 2 barracas localizadas na Catedral São pedro de Alcantara.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Realização: APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, CTO – Centro Terapia Oncológica e Grupo Realizar. Ana Cristina Coelho Matos – Presidente da APPO(24) 2244-2005 ramal 225 / (24) 8111-9080anacristina@ctopetropolis.com.br APPO – Associação Petropolitana de Pacientes OncológicosShopping Alberto Pereira DiasRua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232Alto da Serra – Petrópolis/ RJ assessoria de comunicaçõ: comunicação livre

Nenhum comentário: