terça-feira, 22 de março de 2011

Brincando de Carnaval
no Lar São José Bento Cotolleno
Petrópolis/ RJ

O grupo de voluntários do projeto Brincando com VOCE, visitou o lar para idosos São José Bento Cotolleno na tarde de domingo ( 20/03/2011 ). Este lar fica localizado no bairro Siméria , em Petrópolis/ RJ, e lá vivem mais de 40 idosos. Alguns deles em completo abandono por parte dos familiares ( fato! ).

Esta é a segunda vez que realizamos o evento:

Brincando de Carnaval

O objetivo da visita é bastante simples:

A idéia é resgatar memórias e experiências alegres , vivenciados por estes idosos no passado.

Para isso, nós criamos um Bloco de Carnaval, bastante animado e tentamos com isso, regatar neles as lembranças dos dias felizes de folia dos carnavais antigos compartilhando momentos lúdicos e descontraídos em uma divertida matinê de Carnaval, embalada por muita música (marchinhas antigas e famosas) e toda a descontração e as cores das fantasias e a alegria das brincadeiras.

No meio do bailinho sempre elegemos o Rei e a Rainha da Brincadeira, ou seja, o Vovô e a Vovó, mais animados da festa. E este é sempre um momento de grande emoção para todos nós e principalmente para eles.

Este ano tivemos o empolgado Sr. Sebastião ( um nortista cheio de gás ainda ... rs) e a doce Sra. Cecília (linda !!!) como nossas honrrosas magestades na festa.

São tantas as recordações que estes eventos nos proporcionam que fica até difícil descrevê-las todas aqui. Mas posso afirmar que todos os sorrisos, gargalhadas, lágrimas, abraços e beijos que recebo desses tão carinhosos senhores e senhoras são um verdadeiro alimento pra minha alma. Sempre!
É uma espécie de reencontro com o que temos de melhor dentro de nós ... Assim como bons e "velhos" amigos. Nos sempre nos reconhecemos pelo olhar, sabe? É mais ou menos assim que funciona: Nós dispostos a dar uma injeção de alegria para eles (sempre tão carentes de atenção e carinho), que nos recebem de braços abertos e nos recompensam com um pouco da sua experiência de vida. Moeda que anda meio desvalorizada para essa tal juventude de hoje em dia, não acham? Não tem como não sair ganhando nessa. Você aposta em uma piada e acaba levando uma lição de vida. Fabuloso !!!
E que olhares lindos eles tem... Fico apaixonado toda vez que os reencontro. Tanto que ousado que sou, chamo minhas vovózinhas todas de "minhas gatinhas" e saio sempre gritando pelos corredores como um "Romeu enamorado" dizendo
- Desta vez, eu só saio deste lugar, se for casado com uma de vocês !!! ...rs.
Bobagens minhas a parte, o personagem dessa vez estava mesmo na cabeça ... foi incrível !!! Diverti muito meu público alvo e melhor ainda saí de lá leve, completo e realizado pelo trabalho prestado. Dá próxima vez, só vou usar uma peruca branquinha ... vou me sentir ainda mais enturmado, eu acho. Achei meu Blackpower meio fora de moda ... kkk !!!
Foto: Parte do grupo reunido, se preparando para a foto de despedida no lar.
Por fim ( já em casa ) com meu afilhado, todo animado com a história de ser palhaço um dia ...
E eu ( todo coruja ), vou semeando idéias positivas de voluntariado na cabecinha dele. Nunca é cedo demais para se começar.

3 comentários:

Unknown disse...

Queridos amigos,

Mais uma vez nossa visita foi maravilhosa, aconteceu do jeitinho esperado, com muito carinho, muita alegria, colorido, dança e o resultado que todos sempre buscamos: a felicidade de quem nos recebe.

Parabéns a todos que dedicaram seus domigos a momentos tão especiais.

por e-mail, Michelle.

Unknown disse...

Tenho certeza que nosso objetivo foi cumprido mais uma vez!!!
Foi muito bom poder ter estado lá…
Abraços

por e-mail, Rosiane Torres

Mara disse...

Rafa, Fazer parte do VOCE é algo muito grandioso.
São momentos nos quais deixamos a criança que ainda existe dentro de nós aflorar!
São momentos inesquecíveis,onde basta apenas um olhar de cada um daqueles "avós" para sentirmos o quanto o ser humano ainda é capaz de realizar o bem!
Bjs

Mara e Isabella