segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Escorpião - 23 de outubro a 21 de novembro
Qualidade – Fixo

Elemento – Água

Símbolo – Cauda e Ferrão do Escorpião

Regente - Plutão 

Escorpião traz uma energia profunda, motivada por desejos passionais e realizadores. Vem com o desafio de desenvolver um alinhamento com a vontade universal, a cura purificadora e a transmutação, além do desafio de dominar a própria vontade pessoal, e a necessidade de fazer as coisas a seu modo, vencer a qualquer custo e ficar sempre no controle. É o signo de maior poder de transformação e renascimento do zodíaco. O “tipo” de força curadora e transformadora que o escorpião tem não se encontra em qualquer outro signo.

É uma natureza de instinto profundo e primitivo. Traz a necessidade desse controle para que não se sinta “fora de controle” emocional. É um signo de emoções extremamente viscerais, tornando-o extremamente ciumento, e por vezes arrogante, vingativo, temperamental e violento. É o princípio do poder. Tende a ser misterioso e se identificar com tudo o que “está escondido” (o oculto). É determinado, consciente, explorador de situações e fatos que qualquer outro signo pensaria algumas vezes antes de “pesquisar”. Tabus como a morte e sexualidade, por exemplo.
Tende a manipular os outros e as situações de forma a não apenas manter o controle, mas como forma de modificar qualquer pessoa ou situação de acordo com seu desejo mais profundo. Dificilmente sabe-se exatamente as motivações sempre secretas do escorpião. 
O desejo de conquista é sempre forte, ficando evidente em situações sexuais, que é característica marcante desse signo. As manifestações mais positivas de escorpião trazem sempre o nível profundo de alquimia interior. Tem “facilidade” em se desapegar, por medo da fusão emocional que por outro lado é algo que almeja de forma intensa. É um paradoxo que todo escorpião enfrenta. De tão emocionalmente profundo e sensível acabou desenvolvendo um mecanismo de proteção para não se sentir com uma vulnerabilidade emocional tão profunda quanto a profundidade das próprias emoções. Porém o excesso de contenção das emoções pode causar um isolamento e um ar de frieza e uma pessoa sarcástica. Mas lembre-se, que é essa força que permite a todos terem a chance de renascer em qualquer situação que se encontre.

Plutão - Aproximadamente 248 anos


Plutão mostra áreas da vida em que temos a obrigação de enfrentar e superar qualquer tipo de adversidade que dificulte a expressão profunda do desejo e da vontade. Há que se superar a vontade individual, buscando desenvolver uma maior harmonia com uma vontade coletiva, superando o sentimento de vulnerabilidade que torna difícil a expressão dessa própria verdade.
Esteja onde estiver plutão vai mostrar no mapa a necessidade de lidar com nossas as compulsões, e medos fantasiosos de perdas. É isso que promove as ações com tendência manipuladora e controladora, sempre com um comportamento defensivo levando o indivíduo a se isolar.
O posicionamento de plutão em um mapa aponta onde encontramos as mágoas mais profundas, raiva, ira, derrota, perdas ou ainda uma sensação de ameaça a segurança. Mostra onde e como se deve superar esses sentimentos, transmutando a sensação de vulnerabilidade em energia curativa. Rege também as fobias, obsessões, morte e renascimento, o anonimato. Mostra normalmente onde teremos que resolver nossos problemas sem a ajuda dos outros, tornando sempre a área como algo complexo a se lidar.
O desafio maior é saber encarar os próprios desejos mais profundos, voltando essa energia para a transformação pessoal, encarando os desejos, compulsões, fazendo com que as vivências e experiências intensas sejam fontes de energia da transmutação e purificação pessoal.
O desafio de aprender a confiar é fundamental, e sua manifestação é mais comum no nível sexual, onde a profundidade da ligação emocional e o senso de insegurança podem colocar em situações difíceis de serem controladas. O ato sexual pode espelhar o que ocorre na prática da cura espiritual, pois “nos abandonamos” para unir ao fluxo da energia do parceiro (fusão). Então começamos a encarar os outros como menos ameaçadores e mais como instrumentos de vontade divina.


A casa 8

A casa 8 tem diversos aspectos a serem ressaltados. A casa do sexo, da morte e da regeneração. Para a relação ser profunda, sente-se que é necessário se fundir com o outro. Deixa-se de ser si próprio para pensar em ser de forma coletiva (nós). Nas situações mais íntimas isso fica mais evidente, como nas situações sexuais.
Como lidamos com aquilo que o outro possui. Fazendo um paralelo com a casa 2 que é o que “eu possuo”, a casa 8 é o que o outro possui, e como “eu lido” com o que “é do outro”. É onde em um mapa aparecem também questões como heranças materiais.
A casa 8 é onde todos são descortinados. É quando aparecem os complexos profundos e é o caminho de análise de como foi a nossa 1ª infância. A forma como esses complexos que vem de lá de trás atuam de maneira “sorrateira” atualmente é mais bem compreendido quando se estuda com atenção essa casa tão importante. Muito da “capacidade” ou não das pessoas extraírem felicidade da vida é saberem lidar de forma positiva com tudo o que envolver a casa 8.
Os sentimentos de raiva, inveja, paixão obsessiva e desejo em manter o controle e poder da relação são freqüentes pra quem tem uma casa 8 reforçada. Mas somente conhecendo essas profundezas é que podemos saber como transformar em energias mais sublimes, nesse caso principalmente energias curativas e purificadoras em nível emocional. Como isso pode ser feito é denotado nessa casa.
O tempo ajuda a aprimorar o autoconhecimento. Nesse sentido quanto mais o tempo passa menos carregamos os pesos da infância. Saber se desapegar do que acontece no passado é sempre um desafio instigante e necessário. 
O lado oculto e secreto da vida desperta sempre algum tipo de interesse. Como isso acontece é mostrado na casa 8, assim como as questões ligadas a morte e renascimento também. Saber que as ‘destruições’ servem apenas para podermos renascer, sem perder a essência é fundamental para lidarmos de forma positiva com as questões dessa casa.

Nenhum comentário: