sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


02/12 - Dia Nacional do SAMBA


Salve Zé Keti, Salve o Morro, salve o SAMBA BRASILEIRO !!!



Sabem por que o Dia Nacional do Samba cai em dois de dezembro? Não, não é a data de nascimento de Tia Ciata. Também não é quando gravaram “Pelo Telefone”. Muito menos quando Ismael Silva e os bambas do Estácio fundaram a Deixa Falar. O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.

Além de ser o dia nacional do samba (o mais importante do dia) tivemos também os seguintes acontecimentos: Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, o Lombardi (do Silvio Santos) morreu... enfim!

Com a força das redes sociais, o poder de compartilhamento da informação tomou tal poder, que a palavra (no twitter dizemos hash-tag) #diadosamba, está entre os temas mais comentados hoje no Brasil.

“E muito bem representado por inspirações de geniais artistas, o nosso samba, humildade samba, foi de conquistas em conquistas… Conseguiu penetrar no mundo Digital (?), depois de percorrer todo universo!” (salve Cartola e Carlos Cachaça).

Hoje é o dia de lembrar os grandes bambas do passado, desempoeirar seu velho viníl de Noel Rosa, baixar grandes álbuns de Ary Barroso, procurar no youtube um pouco dessa nossa história maravilhosa que, a cada ano que passa, viramos mais uma linda página dessa cultura que é a marca registrada do Brasil.

Boa comemoração à todos!

Nenhum comentário: