quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ganhei um DARUMA e claro, já pintei um olhinho dele 
e fiz meu pedido ... Agora é só torcer para meu pedido se realizar.


O Daruma (pronuncia-se daru) é um dos amuletos mais antigos do Japão, onde ainda hoje é vendido em festivais religiosos e feiras. É um boneco estilizado, que representa o monge indiano Bodhidharma e suas roupas vermelhas.
Bodhidharma foi o 28º. patriarca do Budismo indiano e fundador do Zen Budismo. Sua lenda chegou ao Japão junto com o Zen Budismo e por volta do período Edo (1603 a 1868), o boneco adquiriu o formato atual.
Conta a lenda, que o monge passou nove anos meditando sentado, sem se mover, para atingir a iluminação (compreensão do sentido da vida). Essa vontade do Bodhidharma de atingir um objetivo e a determinação o tornaram o símbolo ideal da perseverança e da realização dos desejos.
Dizem que durante esse processo, o monge arrancou as pálpebras para não dormir e esta seria a razão do Daruma não ter olhos, mas a explicação mais aceita é que o Bodhidharma não usava os olhos físicos para atingir a iluminação; ele usava os "olhos da mente".
A outra explicação baseia-se na palavra de pronúncia "gan", que pode ser escrita por dois caracteres (ideogramas) diferentes, com significados diferentes: olho ou pedido. Por esta razão, o pedido que se formula equivale ao primeiro olho que pintamos no Daruma.
O Daruma é vendido com os olhos em branco e o dono os pinta. Pela tradição, pinta-se o olho direito do Daruma (olhando de frente para ele, é o olho da esquerda) enquanto formula o seu pedido. Quando o seu objetivo for alcançado, pinta-se o outro olho, como símbolo de sua conquista.
Assim o Daruma vem sendo utilizado há séculos como um talismã para atingirmos nossos objetivos e sonhos.

Nenhum comentário: