terça-feira, 27 de março de 2012


Matrioshka Russa  
EM ORIGAMI



Momento de sabedoria: uma matrioshka, matriochka ou matrioska ou boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia. Constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, que são colocadas umas dentro das outras. O número de figuras que se encaixam é, geralmente, 5, 6 ou 7.




Segundo o Wikipedia, as bonecas surgiram quando um senhor que esculpia e vendia bonecas fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la. Então ele levou para sua casa, colocou a boneca no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. O senhor fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka e desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim, seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor (muito espertinho que era) fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.

Achei a história genial e meio que por achado, consegui descobrir um Blog chamado http://mariadobradura.blogspot.com.br com idéias genias em Origami. Este sugerindo as bonequinhas como presente para o dia das mães. Eu ameia a ideia !!! E tô trazendo pra cá para o meu Blog para divulgá-la. Assista os vídeos com atenção, e comece logo a produção das suas bonequinhas. São dois vídeos:







Recapitulando as medidas: 

A grande matrioshka fizemos com 15 cm de lado as dua peças do corpo e 7,5 cm a cabeça

As outras medidas são:

- 13 cm de lado para o corpo (2 peças) e 6,5 cm de lado para a cabeça
- 11 cm de lado para o corpo (2 peças) e 5,5 cm de lado para a cabeça
- 9 cm de lado para o corpo (2 peças) e 4,5 cm de lado para a cabeça
- 7 cm de lado para o corpo (2 peças) e 3,5 cm de lado para a cabeça

Nenhum comentário: